terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Um pouco de Astrofísica (é claro!), pra começar...


PQ O SOL BRILHA?

Ora, q pergunta! O Sol brilha pq é uma estrela! Ok, mas pq as estrelas brilham? Dizer - lhes - ei.
As estrelas, assim como o nosso Sol, transformam em seu núcleo, Hidrogênio em Hélio, o q a mantém em equilíbrio e a faz brilhar.
O Sol, por exemplo, transforma 4 milhões de toneladas de sua massa em luz e calor, a cada segundo!
Como?
O núcleo de um átomo de Hidrogênio possui somente um próton (partícula eletricamente positiva). Devido à alta pressão e calor no núcleo do Sol, 4 átomos de Hidrogênio se aglutinam, ou seja, 4 prótons se unem. Dois prótons perdem suas suas cargas positivas, transformando-se em nêutrons. Os dois nêutrons e dois prótons restantes interagem e formam um núcleo de Hélio (Fusão Nuclear). Só q a massa dos 4 prótons do início é 0,7% maior q a massa de um núcleo de Hélio. Esse valor de massa excedente é convertido em luz e calor, obedecendo a famosa Equação de Einstein (E = m. c²), onde (c) é a Velocidade da Luz no vácuo ( aproximadamente 3oo.000 Km/s); (m) é a massa excedente e (E) é a energia formada.

Quando o Hidrogênio do Sol estiver esgotando ( daqui a uns 5 bilhões de anos), seu núcleo contrairá e esquentará bem como suas camadas externas expandirão e esfriarão, engolindo os planetas mais próximos como Mercúrio, Vênus e a nossa tão querida Terra. Mas não se preocupem, antes de ver o Sol nos engolir já estaremos todos queimadinhos, plantas torradinhas e oceanos evaporadinhos (sim! Estaremos vivos até lá!), reflexos da "simples" e vagarosa aproximação dos raios solares.
E assim se dará o tão falado, temido e enigmático "Fim do Mundo".